Uma nova regra criada pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário - SAF/MDA do Governo Federal pode deixar pelo menos seis municípios da região de Cajazeiras fora das parcelas do Garantia Safra.

A informação foi confirmada pelo diretor da regional da Emater, Edilson Pereira.  Segundo ele, o MDA está se baseando na média pluviométrica e de produção para justificar a decisão. Os municíos que podem ser prejudicados são: Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, Carrapateira, Monte Horebe e São José de Piranhas.

Na tentativa de reverter à decisão, Edilson enviou um ofício ao órgão federal pedindo que convoque os prefeitos dos municípios prejudicados para, através de seus técnicos, elaborem um documento contendo relatórios com dados comprobatórios da perda de produção e com argumentos, na tentativa de fazer com que o órgão de análise do MDA reconsidere a decisão.

Em todos esses municípios as chuvas e produção ficaram abaixo da média regular, como também ocorreram de forma esparsas e isoladas, prejudicando principalmente o período de frutificação da lavoura.

POR ALEX GONÇALVES 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu