Secretária de saúde Dra. Ana Paula, entrega repelentes a mulheres grávidas (Foto: Tribuna10)
A Secretaria Municipal de Saúde de São José de Piranhas distribuiu repelentes para mais de 100 gestantes que recebem o Bolsa Família. A entrega ocorreu nesta segunda-feira (24), na sede da secretaria de saúde. 
 
Conforme a Prefeitura, o principal objetivo é prevenir as gestantes contra o vírus da zika que é transmitido pelo Aedes aegypti e que causa microcefalia. O mosquito também é vetor da dengue e febre chikungunya.
 A ação faz parte do o Programa de Prevenção e Proteção Individual às Grávidas. As unidades do produto foram entregues às gestantes que recebem assistência no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de Assistência Social (Cras).

Ao Tribuna10 a secretária municipal de saúde, Dra. Ana Paula Cavalcanti,  afirmou que cada grávida tem o direito a dois repelentes por mês. 

O produto é em formato de spray e tem 200 ml. Ana Paula destaca que o uso do repelente é importante, mas também devem ser adotadas outras medidas como manter as portas e janelas fechadas ou colocar telas e o uso de calça e camisa de manga comprida para evitar a picada do mosquito.
“A intenção é evitar qualquer complicação durante e após a gestação", disse a secretária.

Vacinação
Além de receber os repelentes as gestantes também tomaram a vacina para a prevenção da Influenza.

Segundo as coordenadoras municipal da atenção básica de saúde, Lutimila e, Raíssa Dias,  a infecção pelo vírus da Influenza é uma das causas mais comuns do surgimento de 1Z0-301 exams infecções respiratórias. Durante a epidemia da Influenza sazonal e com a pandemia pela Influenza A (H1N1).
Grávidas recebem vacinação contra Influeza (Foto: Tribuna10)
A campanha de vacinação é orientada pela coordenadora municipal de imunização, Munique França, pelas coordenadoras da atenção básica, Lutimila e Raíssa Dias e, pela coordenadora do NASF, Rafaela Lins.
Equipe da atenção básica de saúde (Foto: Tribuna10)
O prefeito, Chico Mendes (PSB) que pretendia se fazer presente, ao evento, teve que cancelar devido à reunião marcada de última hora. 

Por Alex Gonçalves 
Tribuna10: 24/04/2017 às 30h30 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu