Depois de ser manchete nas páginas dos jornais com reportagens negativas, em governos passados, o município de Monte Horebe, Alto Sertão do estado,  começa a tomar novo rumo, agora no governo do prefeito Marcos Eron (PMDB). Este final de semana a Globo News deu destaque à posição em que o município se encontra no hanking entre os mais transparentes do Brasil no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Na Paraíba Monte Horebe está na 3ª posição e obteve nota 10   no levantamento feito pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), o resultado foi divulgado nessa sexta-feira (12).  O município   está  entre os primeiros colocados no ranking nacional da transparência passiva. Na Paraíba está na frente de Monte Horebe apenas os municípios de Alagoa Grande e Marcação.

Os piores: Os piores desempenhos no Estado ficaram por conta dos municípios de Cruz do Espírito Santo, com 1,94; Prata, com 1,38, e Matureia, com Zero, repetindo a pontuação da última avaliação.

A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), no que diz respeito a transparência passiva, realizada por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) em 26 Estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros, dos quais 108 são da Paraíba.

Discurso na Câmara- nesta sexta-feira (12), o prefeito, Marcos Eron, participou da sessão da Câmara de vereadores onde prestou contas do seu governo e ouviu reivindicações dos vereadores. Ele falou também dos novos projetos e avanços que estão em pauta para a sequencia do governo. Marcos ainda fez questão de enfocar a importância da união entre o poder legislativo e executivo, na oportunidade fez elogios aos vereadores que dão sustentação ao seu governo e enalteceu o trabalho do presidente da Câmara, José Soares (PMDB).

Viagem à Brasília- Nesta segunda-feira (15), o prefeito viaja à Brasília onde pretende visitar gabinetes de deputados e senadores e, ainda terá audiências em alguns ministérios no intuito de destravar verbas federais para o município. Monte Horebe está com várias pendências junto aos órgãos do governo federal deixados pela gestão da ex-prefeita, Cláudia Dias, inclusive suspensão de verbas para a merenda escolar do município. Ainda em Brasília o prefeito horebense vai participar XX Marcha dos prefeitos que acontece entre os dias 15 e 18 de maio. 

Por Alex Gonçalves 
Tribuna10, 13/05/17, às 15h48

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu