Dr. Rafael representante do Ministério da Integração Nacional (foto: Tribuna10)
Neste sábado (29), mais um grande passo foi dado, onde na oportunidade vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, lideranças religiosas, representantes da justiça, representante do ministério  da Integração Nacional e o povo em geral  participaram de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé onde foi debatido o projeto de inclusão do Rio Piranhas a partir de sua nascente, que fica em Bonito de Santa Fé, nas obras do eixo norte da transposição do Rio São Francisco. 

 O projeto é de autoria do vereador, Marcos Lacerda (PSD) que presidiu a sessão e conta com o apoio da classe política da região.
De acordo com o autor da propositura, essa será uma solução para perenizar o Rio Piranhas e incluir os municípios de Bonito de Santa Fé, Carrapateira, Monte Horebe, Serra Grande, São José de Caiana e a parte leste de São José de Piranhas, que foram excluídos do Projeto de Integração. 
O técnico do Ministério da Integração Nacional, Dr. Rafael, representou, na audiência pública, o ministro Helder Barbalho e disse que existe alternativas para realizar o projeto. Ele afirmou que Bonito de Santa Fé, por ser tão próximo do  eixo norte, tem todas as condições de ser  incluído no projeto da transposição devido a sua posição geográfica [localização alta].”O  projeto é viável se a água for captada antes do emboque no túnel Cunca 1, em Mauri-CE.  Para isso, a água precisará ser encaminhada por uma EB, Estação de Bombeamento,  para ter condições de  chegar até  açude de Bartolomeu.
Dr. Rafael explicou que o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, por meio de canais de concreto nos dois grandes eixos (norte e leste), é de responsabilidade do Governo Federal. Já os canais secundários para a distribuição da água ficam a cargo dos governos estaduais

O idealizador do projeto, Marcos Lacerda, ficou bastante satisfeito com a presença e interação do povo durante o encontro. 
Desde que teve seu projeto aprovado pela Câmara, o vereador buscou apoios  importantes de lideranças políticas do estado e federal, para tanto o parlamentar destacou a força e compromisso do deputado, André Amaral (PMDB), que  inclusive,  vem tratando do assunto pessoalmente com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). 
A sessão ficou marcada por discursos coerentes, a exemplo da fala do advogado, Dr.Zé Ramalho que representa a OAB, Subseção de Cajazeiras. 
A sequência de audiências que vão acelerar os passos,  “traçar planos e metas de consecução de um veio d’água do eixo norte da transposição do Rio São Francisco para perenizar o Rio Piranhas, a partir de sua nascente”, vão acontecer em outras cidades, a próxima será, Monte Horebe, onde o prefeito, Marcos Eron (PMDB) também está empenhado na luta por água do Velho Chico, através desse projeto.

Tribuna10
Colaborou, Júnior de Dudé

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu