A Prefeitura de Monte Horebe, por meio da Secretaria de Saúde,  não para de ampliar os serviços públicos de saúde e colocou mais um médico especialista à disposição da população. O prefeito, Marcos Eron (PMDB), informou neste domingo (21) ao Tribuna10 que contratou o clínico geral e gastroenterologista, Dr. Adriano,  que já começou a trabalhar em Monte Horebe.
 
Os atendimentos serão realizados duas vezes por mês na Unidade Básica de Saúde no centro da cidade e, devem ser agendados na Secretaria Municipal de Saúde.
 
A contratação do gastroenterologista permite que serviços importantes de saúde como endoscopias, consultas, laudos para a realização de cirurgias e exames de endoscopia sejam disponibilizados em  Monte Horebe.
 

A secretária de saúde, Ilzanara dias, disse que a população de Monte Horebe nunca contou com esta especialidade médica. “Antes, os pacientes de Monte Horebe precisavam se deslocar para outras cidades.” Acrescentou.

A contratação de Dr. Adriano para  atendimento gastroenterológico amplia ainda mais as especialidades médicas disponibilizadas em Monte Horebe que já conta fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiros, terapeuta familiar, nutricionista, pscólogo, entre outras.

Gastroenterologia- é uma especialização médica que visa tornar apto o profissional que cuida do sistema digestório. Dessa forma, o especialista em gastroenterologia cuida de órgãos como boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo.

Para obter o título desta especialidade, o profissional precisa, antes, ser graduado em Medicina e realizar o curso de especialização (residência médica). A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) são os responsáveis por reconhecer o curso de especialização em gastroenterologia.

O que faz um gastroenterologista- é o especialista responsável por cuidar de doenças como hepatites, gastrites, úlceras, esofagite e pancreatite, entre outras. O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema que realiza a digestão no corpo humano.
 
Esse também é o médico responsável por orientar dietas para pacientes com problemas ou transtornos de digestão. Cabe ao gastroenterologista indicar o tipo de alimentação mais adequado para cada paciente.

Por Alex Gonçalves 
Tribuna10, 21,05,17 às 19h40 
Comente abaixo esta matéria 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu