O Prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida (PP) se reuniu com uma equipe de auxiliares do Governo do Estado da Paraíba, em seu gabinete na tarde da última terça-feira (02) – com o objetivo de implantar na Terra do Padre Rolim um projeto para empreendedores de economia solidária com foco em resíduos sólidos.

Ângela Carolina de Medeiros, que trabalha na área ambiental com construção de índices de sustentabilidade, gestão ambiental, educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano esteve participando da reunião e trouxe informações relacionadas sobre o projeto básico.

Segundo Ângela, o Brasil produz cerca de 183 mil toneladas de lixo urbano, tendo um desperdício na ordem de 10 bilhões por falta de reciclagem, de destinação correta e de uma política de logística reversa. Estes produtos poderiam gerar renda, no entanto, são jogados em locais não apropriados, contaminando o solo, o lençol freático, provocando doenças, poluindo e trazendo vários prejuízos para o meio ambiente e para as pessoas. Porém, segundo o IBAMA, 98% dos municípios paraibanos dispõem seus resíduos de maneira inadequada.

Para Nalda Pereira, que faz parte da equipe de auxiliares do Governo do Estado, a execução desse tipo de projeto contempla parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e sua Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SENAES) e, a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP).

O referido projeto estabelece como metas, promover o cadastarmento no CadÚnico/Secretaria de Economia Solidária com catadores de resíduos sólidos, que atuam nos municípios integrantes do consórcio e participantes dos grupos já organizados em outros municípios, promover e capacitar catadores nucleados nos novos grupos de trabalho, fortalecer a estruturação e comercialização de até 10 grupos já formados, apoiar os empreendimentos beneficiados através de assessoria e consulta técnica, realizar o monitoramento das organizações contratadas para a execução das ações no âmbito do convênio.

Ouvindo atentamente, tanto o prefeito José Aldemir, como os secretários, José Maria Gurgel (Meio Ambiente), Danielly Thaíris (Desenvolvimento Rural) e, Elmo Lacerda (Executivo do Esporte), os mesmos foram informados sobre as bases territoriais que o projeto contempla: Litoral, Borborema e Sertão. No Sertão, as cidades de Bonito de Santa Fé, Patos, Pombal, São João do Rio do Peixe, Sousa, Uiraúna e Cajazeiras atendidas.

Tribuna10 
 Com Secom

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu