Foi em clima festivo e de muitas homenagens ao médico, José Lopes Brasileiro [ex-diretor do hospital durante 40 anos] que nesta quinta-feira (22) a fundação hospitalar de São José de Piranhas passou a ser administrada pela Prefeitura de São José de Piranhas. No final da tarde a Câmara se reuniu e aprovou um projeto de lei do poder executivo que permite o poder municipal a administrar a fundação hospitalar.

Um grande número de pessoas compareceu à sessão, extra, da Câmara que contou com a presença do prefeito, Chico Mendes (PSB). Os discursos da tribuna da casa foram marcados  por homenagens.
A sessão da casa legislativa é um marco na história política de São José de Piranhas e, certamente, será contada por historiadores no futuro. O governo do prefeito Chico Mendes deve ficar marcado pela atitude de chamar para o poder municipal a responsabilidade de gerir a fundação com o objetivo de melhorar a saúde pública.
Após a sessão o hospital foi reinaugurado com a presença do prefeito, vereadores e outras autoridades. O prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron (PMDB), não pode comparecer ao evento, mas mandou representantes nas pessoas da secretária de saúde, Ilzanara Dias e do secretário de finanças, Feliciano.
Chico Mendes anunciou que o hospital terá todo material necessário para o pleno funcionamento, além disso já autorizou nova convocação de profissionais médicos para atender na casa de saúde.
 
Após a inauguração o hospital já entrou em funcionamento com atendimento 24h. O 1º plantão ficou a cargo do médico, Valfredo. A secretária de saúde do município, Ana Paula Cavalcanti, afirmou que os plantões seguem normalmente e não param mais.

Outros municípios. O hospital de São José de Piranhas não atende apenas pacientes piranhenses, mas também os de Carrapateira e Monte Horebe. O prefeito Chico Mendes disse que pretende se reunir com os vereadores de Carrapateira e a prefeita e com o prefeito de Monte Horebe e os vereadores para viabilizar uma parceria financeira entre as três Prefeituras como forma de manter o pleno funcionamento do hospital.

Ausência. Embora convidada  para a reinauguração e com o atendimento à saúde pública precária em seu município, a prefeita de Carrapateira, Marineide de Dedé,  não compareceu ao evento e sequer enviou representantes.

História-  O  hospital de São José de Piranhas foi construído em 1975 pela empresa J. Martins, de João  Pessoa. Mais de 100 operários trabalharam na construção do prédio. A inauguração foi em 1977, na época o município era governado pelo prefeito, Luiz Alberto de Paiva.

Os recursos para a construção da unidade de saúde foram conseguidos pelo então deputado estadual, José Lacerda Neto, a verba foi provenientes do antigo FUNRURAL. 

POR ALEX GONÇALVES 
Tribuna10, 23, 06,17 às 10h33

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu