O projeto Viação Paraíba iniciou nesta quinta-feira (1º), em Monte Horebe, e vai até o dia 03 de junho, a oficina de Noções Básicas da Linguagem de Cinema, além de uma mostra de curtas-metragens produzidos no interior paraibano. A cidade de Monte Horebe é sede do evento, porém as exibições dos curtas também ocorrem nas cidades de Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas. 
O evento é uma ação do programa ‘UFPB no seu Município,’ que é desenvolvido pela Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Pró-Reitoria de Extensão da Assuntos Comunitários (PRAC) da UFPB, tem como objetivo desenvolver atividades nas áreas da economia criativa, geração de renda, arte, cultura, meio ambiente e formação da cidadania.
A finalidade do projeto Viação Paraíba é contribuir com a interiorização do cinema no estado e despertar interesse na produção cinematográfica. Para as oficinas foram disponibilizadas  35 vagas, divididas entre as cidades de Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas  para estudantes com idade mínima de 16 anos e que tenham interesse na carreira de cinema.
A equipe que ministra as oficinas é composta por Torquato Joel de Lima (cinema),  Katia Celyane (interpretação de teatro), Tarcísio Valério da Costa (organização cultural) e Victor Vinicius Guedes.

O prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron (PMDB) abriu o evento, onde exaltou o potencial da cultura de Monte Horebe e destacou a importância do programa 'UFPB no seu Município' para a formação cultural dos jovens.

Participaram da abertura do programa os artistas horebenses, a exemplo de Fernando Palitot (interpretou Vaca Estrela, Boi Fubá); os Meninos de Areia (apresentação musical)  e o poeta Levi Bezerra que declamou a poema “O plantador de Milho’.
 
Todo o evento é coordenado pela secretária de Cultura do município, Aluza Dias.

As oficinas seguem em Monte Horebe.

Dia 02- sexta-feira. Noções Básicas de Linguagem de Cinema           

Dia 03- sábado. Noções Básicas de Linguagem de Cinema           
Programação das exibições
         
Exibição/Debate de vídeos    01/06    20:00    Aconteceu em São José de Piranhas

Exibição/Debate de vídeos    02/06    20:00    Bonito de Santa Fé

Exibição/Debate de vídeos    03/06    20:00    Monte Horebe.

Tribuna10  

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu