A Prefeitura de Monte Horebe virou exemplo, na região, quando o assunto é atendimento de qualidade a pacientes que recorrem à rede pública de saúde. O prefeito Marcos Eron (PMDB), está investindo alto para garantir o bem estar da população horebense. 

Para tanto, contratou médicos especialistas em várias áreas da medicina, está reformando postos de saúde, fez parceria com a UFPB que garante atendimento com equipes médica [médicos e enfermeiros], adquiriu um veículo modelo VAN para transportar pacientes para João Pessoa, fez locação de uma casa de saúde em João Pessoa com toda logística para hospedar pacientes [com acompanhamento de profissionais de saúde] e equipou a farmácia básica do município. 
 
Um dos diferenciais da saúde de Monte Horebe é o pronto atendimento  à população mais carente, inclusive com realização de exames complexos e o fornecimento gratuito de remédios caros, Esse tipo de atendimento aos mais carentes nunca foi visto no município. 

Esta semana a dona de casa, Maria Cleonice, que mora na rua José Ferreira Cavalcanti, precisou realizar exames  da filha dela, Maiza Zuca, na capital do estado. Como a família não dispunha de condições financeiras para realizar os procedimentos médicos a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde custeou passagens para João Pessoa, arcou com o custo dos os exames, concedeu ajuda de custo e ainda doou todo o medicamento para a criança. 

Ao Tribuna10 dona Maria disse, emocionada, que agradece muito a Deus e ao prefeito, Marcos Eron. “Eu não podia fazer esse tratamento para minha filha e, graças a Deus e ao nosso prefeito Marcos Eron a minha filha está se recuperando bem. Nunca vi isso em Monte Horebe, agora com Marcos Eron o pobre tem vez,” disse a dona de casa.
 
Já a universitária, Cristina de Jesus (foto 01) mãe de uma criança  dependente de medicamentos controlados e moradora da rua Juscelino Kubitschek em Monte Horebe,  conta emocionada que vivia em situação difícil para poder comprar o medicamento para seu filho. Segundo Cristina a criança é dependente de medicamentos controlados e o custo mensal com os remédios chegam  em torno de R$ 800 por mês. Ela adiantou que todo o medicamento agora é doado, mensalmente,  pela Prefeitura.

“Tenho 29 anos e nunca vi o que Marcos está fazendo para o povo carente de Monte Horebe. Eu mesma sou testemunha, vivia sofrendo para comprar o medicamento de meu filho, mas agora graças a Deus  estamos recebendo o medicamento doado pela Prefeitura todo mês e não atrasa nenhum dia. E ainda mais os remédios  são originais. Marcos está sendo um prefeito 100%." disse. Os remédios a que ela se refere são Ritalina 10mg e Cystystat.
 
O prefeito, Marcos Eron, disse que enquanto for prefeito não vai deixar faltar remédios gratuito para os pacientes carentes do município.
 
Cystistat - é indicado para substituir temporariamente a camada alterada de GAG do epitélio da bexiga. A substância ativa é uma fração do ácido hialurônico específico, altamente purificado, de comprimento da cadeia molecular determinada (peso molecular que varia em média de 500 - 1.000 kDa), produzido por fermentação. Seu uso é indicado nas condições em que a camada de GAG está alterada, como na cistite intersticial, na cistite induzida por radiação, na cistite causada por infecção, trauma vesical, urolítiase vesical, retenção urinária e neoplasia da bexiga.

A secretária de Saúde do município, Ilzanara Dias, informou que a Secretaria tem, nos arquivos, um cadastro atualizado de todos os pacientes que necessitam tomar remédios controlados em Monte Horebe e, que todos recebem, em dia, medicamentos grátis e qualquer tipo de exames, principalmente, os que só são realizados em grandes centros. 

POR ALEX GONÇALVES 
Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu