Começaram os primeiros trabalhos para a construção do canal da transposição do Rio São Francisco que levará água da barragem de Caiçara, em Cajazeiras, para o açude de Engenheiro Ávidos. A empresa NGS está analisando o tipo de solo por onde passará o canal, entre os sítios Caboclo e Contendas, cortando um trecho da PB-400 (foto). 

Segundo geólogos da empresa, o trabalho de estudo do solo pode demorar até três meses, haja vista ser realizado em toda a extensão do canal.

A obra faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. As obras da transposição no Lote 7 começam no túnel Cuncas 1. Na desembocadura do túnel,  um canal de cerca de 3 km deságua na primeira barragem que é o reservatório de Morros, em São José de Piranhas. De lá, tem outro canal de cerca de 3 km que deságua no reservatório da Barragem de Boa Vista, no mesmo município. Da barragem de Boa Vista existe um canal de transição que joga água dentro do túnel Cuncas 2, a partir do qual a água vai para o reservatório de Caiçara.

Por Alex Gonçalves 
Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu