Após a renúncia do Prefeito Daniel Galdino, os municípios consorciados estiveram representados pelos seus respectivos prefeitos, na manhã desta terça-feira (04), para tratar sobre a eleição da nova presidência do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó.

A reunião aconteceu na própria sede do Consórcio, e o Prefeito Jairo Halley de Moura Cruz (PSDB), é o mais indicado para presidir o órgão, sem que haja oposição dos colegas e sob a vontade dos demais prefeitos valepiancoenses, de retomarem os serviços que lá são oferecidos pagos com recursos dos municípios e dos governos superiores. Atualmente ele assumiu a presidência interinamente por força do Estatuto, pois é o vice-presidente que fica no cargo com a renúncia de Daniel.

Desde o início desse ano, Jairo almejava presidir o Consórcio, sob uma ótica de oferecer melhores condições aos municípios do Vale do Piancó. “Sabemos que a maior fraqueza dos municípios está na saúde, é pouco recurso para muita demanda e o Consórcio é a melhor via que temos para buscar fortalecer esse setor, tendo em vista a sua importante função diante dos municípios consociados. Só precisamos ter foco, responsabilidade e a união para buscarmos junto aos Governos Estadual e Federal aquilo que merecemos, atenção”, comentou Jairo.

Em Janeiro, Jairo e o Prefeito Allan Basto, haviam articulado para que o novo presidente do Consórcio pudesse ser de outro município, diferente do que acontece desde sua fundação, visando uma repaginada ao órgão, porém, a ex-prefeita Flávia Galdino de Piancó, convenceu os colegas do seu filho, atual prefeito da cidade, que aquele órgão era uma “propriedade de sua família Galdino”, e conseguiu eleger Daniel como presidente. “O Consórcio foi fundado por meu pai, Gil Galdino, é como se fosse um filho nosso.
Precisamos de um voto de confiança dos prefeitos para que Daniel possa mostrar serviços à frente dele”, disse Flávia durante eleição em sua sustentação oral.

No ato de renúncia, quatro meses após ter sido eleito Presidente do Consórcio, Daniel argumentou que a entidade apresenta muitas irregularidades e acusou a gestão passada pelos problemas. O prefeito Daniel assumiu a entidade prometendo revitalizá-la, mas surpreendeu ao anunciar sua renúncia no dia 26 de abril, jogando a responsabilidade para o vice-residente que assumiria interinamente o cargo.

Em tempo, a população piancoense havia se manifestado contra o ex-prefeito Sales Lima que colaborava com a idéia de Jairo, em repaginar o Consórcio. Muitos diziam que tirando a presidência do prefeito da cidade, estaria tirando a vida da única grande fonte de recursos da saúde municipal. Agora fica no ar, a indagação do que se passa pela cabeça do cidadão que comungava com esse pensamento.

Conforme o Blog do Cabral, principal fonte de informação eletrônica da cidade de Piancó, Daniel se dispôs em ajudar o ressurgimento do Consorcio, porém irá se dedicar a sua administração.
Estiveram presentes, os prefeitos Divaldo Dantas (Itaporanga), Lourival (Aguiar), Lídio (Igaracy), Allan Bastos (Pedra Branca), Daniel Galdino (Piancó) e Jairo (Serra Grande).

Muitas águas vão rolar...

Tribuna10
Fonte: Diamante Online

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu