Esta quarta-feira (dia 20) foi em temperatura máxima na Câmara Municipal de João Pessoa, depois que a bancada governista decidiu protocolar três CPIs de uma só vez, para apurar escândalos velhos conhecidos da praça política: o Jampa Digital, o Gari Milionário da Emlur e a misteriosa desapropriação da Fazenda Cuiá.

São todos escândalos do tipo tamanho família e, curiosamente, todos remetem ao governador Ricardo Coutinho, inclusive a partir de seu mandato como prefeito de João Pessoa. Nos próximos dias, as bancadas irão se articular na Casa para indicar presidente, relator e integrantes das CPIs.

Jampa – O escândalo Jampa se refere à liberação de recursos do Governo Federal para implantação de um sistema de Internet grátis na orla de João Pessoa. O Jampa nunca funcionou e o caso foi marcado por superfaturamento e outras graves denúncias. Houve até quem associasse o caso ao assassinato do jovem Bruno Ernesto.

Gari Milionário – O escândalo envolve o Magildo Nogueira Gadelha que, de forma surpreendente, venceu uma licitação de R$ 632.610,00 na Emlur, quando o superintendente era Coriolano (irmão do governador Ricardo) Coutinho? O Tribunal de Contas do Estado constatou as irregularidades e chegou a punir Coriolano com uma multa de R$ 4,1 mil.

Cuiá – Outro escândalo que marcou o final do segundo mandado de Ricardo Coutinho e o início da gestão de Luciano Agra e refere-se a uma operação ocorrido em tempo recorde, em que a Fazenda Cuiá foi avaliada, desapropriada e paga num prazo alucinante de menos de 30 dias, às vésperas das eleições de 2010, quando RC disputou o Governo do Estado pela primeira vez.

Tribuna10
Fonte: Euder Moura 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu