Nesta segunda-feira (30),  a Prefeitura Municipal de Monte Horebe, através da Secretaria de Saúde e Ação Social, engajadas com a campanha ‘Outubro Rosa’ realizaram uma caminhada e uma palestra com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da descoberta precoce do Câncer de Mama. A “Caminhada Rosa” começou às 08h30  com concentração no Clube Social da cidade e percorreu algumas ruas, onde reuniu dezenas de mulheres, todas vestidas de camisetas de cor Rosa, confeccionadas exclusivamente para o evento. 

Durante o percurso, um carro de som acompanhou as mulheres e músicas  contou a história dessa campanha (Outubro Rosa) que é internacional, bem como sintomas, formas de detecção e prevenção do câncer de mama, através de um informativo. Ao final da caminhada as mulheres voltaram a se concentrar no Clube, onde assistiram a uma palestra sobre o câncer de mama proferida pela enfermeira, Kerolayne e, em seguida foi servido um café da manhã.
 
Campanha- A campanha Outubro Rosa em Monte Horebe aconteceu durante todo o mês com palestras nas escolas, informativos e divulgações em sites e emissoras de rádios da região.
 
Encerramento- O encerramento da campanha foi festejado, mas não para por aí, a Prefeitura realiza um trabalho de acompanhamento da saúde das mulheres todos os dias com realização de procedimentos preventivos e, curativos nos postos médicos do município e todo acompanhamento especializado em grandes centros médicos.

Cuidados- Desde que assumiu o governo, em 1° de janeiro, o prefeito Marcos Eron (PMD), por meio da Secretaria de Saúde,  adotou uma estratégia de acompanhamento médico, especializado, em prol das mulheres horebenses.

Lembrete- A secretária de Saúde, Ilzanara Dias, lembrou que o Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente  comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. O movimento começou em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e hoje é realizado em vários lugares do mundo.

Ela ainda lembrou que nesse mês de novembro a secretaria vai iniciar O Novembro Azul que é  uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 






Por Alex Gonçalves 
Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu