Depois do Outubro Rosa, a Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando exames gratuitos alusivos ao Novembro Azul. A secretária de saúde de Cajazeiras, Dra. Paula Francinete, disse ao Tribuna10 que a campanha tem como objetivo atender os homens de todas as cidades da microrregião.

A iniciativa alerta os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.    Por isso, homens acima de 40 anos interessados em realizar exames de PSA , deverão agendar com as agentes de saúde da sua microrregião. No dia do exame cada um receberá orientação da importância da prevenção ao câncer de próstata.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano)doença representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. Não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade.

Por Alex Gonçalves 
Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu