O mês de Novembro é dedicado ao Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização direcionada, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com foco nessa campanha a prefeitura de Monte Horebe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa quarta-feira, (22) o “dia D” de combate ao câncer de próstata em alusão ao “Novembro Azul”.

Durante o evento foram oferecidos serviços como consultas médicas especializadas, consultas cardiológicas, ultrassonografias, solicitações de exames de PSA e consulta com Urologista. Todos os tipos de procedimentos médicos são realizados visando ao bem da saúde do homem. O principal objetivo é conscientizar e melhorar a saúde dos homens, bem como o seu bem estar social, emocional e físico. Ao todo foram realizados 179 atendimentos.

A maior causa de óbito entre homens é cardiovascular, seguido do Câncer de Próstata, com isso a saúde visa sensibilizar a população masculina para o cuidado de sua saúde aumentando a procura dos serviços na busca pela prevenção.
 
Atendimentos realizados na unidade básica de saúde Joaquim Saraiva de Moura.  
Dr. Darlan- urologista, 81 atendimentos com exames de toque e consultas, mais 53 solicitações de PSA  (exame de sangue especifico para detectar alterações na próstata).
Dr. Rangel –Neurologista 33, atendimentos de consultas especializadas e clínicas.
Dr. Caetano Neto –clínico geral, 16 atendimentos de consultas clinicas
Dr. Luiz Xavier, cardiologista, 52 eletrocardiogramas
Dr. Lacerda Júnior, ultrassonagrafista, 25 ultrassonografias.
 
Segundo a secretária de saúde do município, Ilzanada Dias, será agendado mais outro dia com os mesmos serviços para atender a demanda.

Segundo o prefeito, Marcos Eron (PMDB),  as ações desenvolvidas durante o Novembro Azul mostram o compromisso da gestão com a saúde pública municipal e os cuidados com sua gente, aspectos prioritários da administração.

"O Novembro Azul é um grande movimento institucional levado muito a sério pela gestão, para promovermos reflexões importantes sobre a saúde do homem, alertar a população sobre o câncer de próstata, desmitificar informações erradas sobre a doença e acabar com o preconceito que muitos ainda têm sobre a prevenção do problema. A saúde pública é uma questão de interesse coletivo e a Prefeitura de de Monte Horebe tem feito sua parte, com esforços significativos no sentido de investir cada vez mais na área", afirmou Marcos.
Durante atendimento (Foto: assessoria)
Da redação
Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu