A necessidade da implantação da UTI Neonatal na cidade de Cajazeiras para que mais bebês não morram por falta de um suporte técnico adequado como aconteceu recentemente, bem como, a necessidade de convocação dos concursados do Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Melo (HUJB), foi o tema de debate durante uma audiência pública, na câmara municipal realizada nesta sexta-feira (09), em Cajazeiras.

Participaram da audiência o presidente da Câmara Marcos Barros, o presidente da ALPB Gervásio Maia,  que informou durante a audiência que irá criar uma comissão suprapartidária para solicitar uma audiência com o Ministério da Saúde, para que seja cobrado a implantação de uma UTI Neonatal na Cidade de Cajazeiras e , inclusive a construção do Hospital Geral da Cidade.

A diretora do Hospital Universitário de Cajazeiras, Mônica Paulino também elogiou a iniciativa da Casa Legislativa. “Em 2017, tivemos mais de 25 mil atendimentos, o que mostra a necessidade desse debate, para fortalecermos ainda mais a rede materno-infantil”, afirmou.
Na oportunidade. Gervásio, agradeceu a acolhida da população de Cajazeiras e ao presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Marcos Barros do PSB.

O presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Marcos Barros, parabenizou a iniciativa da Assembleia pela audiência conjunta. “A participação da Assembleia Legislativa nesse tema é muito importante para que possamos buscar soluções para a saúde pública no Sertão do Estado.
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal configura-se como um lócus de produção de saber e constitui-se em ambiente terapêutico apropriado para tratamento de recém-nascidos de risco, sendo considerada de alta complexidade.

A preocupação exclusiva com a sobrevivência, foi se expandindo de modo a considerar não somente os aspectos biológicos e mensuráveis, mas também a qualidade de vida. As transformações no processo de trabalho visaram não só atender a necessidade social de diminuição da morbi-mortalidade, mas também, assegurar uma sobrevida de melhor qualidade à mãe e ao neonato.

Também contou presença na solenidade de entidades ligadas a saúde do município como: deputado Jeová Campos (PSB), Comandante do 6º BPM TC Guedes , prefeitos da região, representantes do HUJB e UFCG, vereadores de Cajazeiras e demais regiões.

Tribuna
Fonte: Radar Sertanejo 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu