Na próxima segunda-feira (16), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promove uma audiência Pública, na cidade de São José de Piranhas, para debater o repovoamento dos açudes e barreiros da Paraíba com alevinos. A proposta, segundo o presidente da Comissão, deputado Jeová Campos, é aproveitar que os açudes estão com água e realizar o repeixamento destes locais a fim de ajudar as pessoas a terem uma fonte de renda e alimento, a partir do estímulo à criação de peixes e o fomento a pesca em todo o estado. O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária da Pesca, Rômulo Montenegro, já confirmou presença na audiência, que acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas.

“Estamos tendo a felicidade de ver os açudes enchendo e ganhando mais volume em relação aos anos anteriores, muitos açudes já estão cheios e agora precisamos debater como aproveitar isso de forma produtiva, ou seja, estamos propondo fazer o repovoamento destes locais com alevinos não só para ajudar as pessoas, mas também como forma de fomentar o desenvolvimento e a geração de renda”, destaca Jeová. Ele lembra que, atualmente, as pessoas que sobrevivem da pesca estão adquirindo peixes em outros estados, uma vez que o maior reservatório da Paraíba, o complexo Coremas - Mãe D’água, também foi afetado pela crise hídrica.

O parlamentar lembra que os açudes estão com água, mas, estão sem peixes, em consequência da longa estiagem. “Nós precisamos fazer imediatamente o repeixamento, ou seja, o repovoamento com alevinos para aproveitar essa dádiva da natureza que é ter água nos açudes e barreiros”, destaca Jeová. Segundo o deputado a escolha do local para realização da audiência se deu em função de São José de Piranhas estar próximo dos açudes de Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz, do próprio açude da Cagepa que abastece o município, das barragens de Morros, Boa Vista e Caiçara, além de São Gonçalo e Coremas, que são importantes mananciais da região.

Por Redação

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu