A partir desta segunda-feira (23), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José de Piranhas  irão ofertar doses da vacina contra o vírus da gripe, para os pacientes dos grupos prioritários. Estes grupos incluem  profissionais da Saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A secretária de saúde de São José de Piranhas, Dra. Ana Paula, esclareceu que a campanha tem o objetivo de atingir a meta que é  de imunizar pelo menos 90% do público alvo. 

Já o prefeito Chico Mendes se reportou sobre a importância da vacinação.  “Temos um desafio pela frente, precisamos incentivar a população a tomar a vacina. O vírus da gripe está se modificando e ficando mais forte, por isso nós precisamos nos proteger. A melhor forma de cuidar da saúde é evitando que as doenças se aproximem”, disse ele.

A secretária frisou que é importante a população seguir o roteiro das datas para tomar a vacina. Segundo ela quem não se vacinar na data fixada  no cronograma  só serão imunizados no dia dos retardatários.
“Um exemplo, para os idosos  a data de vacinação é em maio e eles quererem vacinar agora em abril não vão poder , todos tem que seguirem o cronograma pré estabelecido pelo Ministério da Saúde.  Os que não puderem tomar a vacina  no dia pré estabelecido só serão vacinados no dia dos retardatários. Disse Ana Paula.

Importância
Além da gripe, essa vacina pode reduzir as complicações das doenças respiratórias. A imunização impede que o indivíduo fique doente. Ameniza os sintomas da doença e ainda previne complicações que podem levar a uma pneumonia. Além disso, com a população vacinada, também é possível diminuir os números de internações nos hospitais.

Para participar da vacinação, basta ir até uma das  UBSs e apresentar um documento com foto. As crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis.  Já os pacientes de classificação no grupo de doenças crônicas, devem apresentar também um comprovante médico.
 
Veja cronograma de vacina.
Por Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu