A Prefeitura de Monte Horebe, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza durante todo o mês de maio, a distribuição gratuita da vacina contra a Febre Aftosa. A vacinação obrigatória a todo o gado bovino do estado deve ser realizada até o próximo dia 31 de maio.

No município de Monte Horebe essa vacinação está sendo realizada com apoio da Prefeitura Municipal que adquiriu doses suficientes de vacina contra febre aftosa e contra raiva para distribuição gratuita com os criadores. Nesta terça-feira (9) o secretário de Agricultura, Alvaci Dias e o prefeito, Marcos Eron (PMDB), deram início a campanha com a distribuição de doses para criadores.

O produtor que deixar de imunizar o rebanho ou não registrar a vacina estará sujeito à multa.
Criadores de Monte Horebe recebem vacinas para seus rebanhos
 A febre aftosa é causada por um vírus, sendo necessária a vacinação do rebanho para prevenção da doença. A dose da vacina é de 5 ml e a temperatura de conservação do produto pode variar entre 2°C a 8°C, devendo ser aplicada na tábua do pescoço do animal a segunda etapa da campanha ocorrerá em novembro, mas somente para o gado com até 24 meses.

Sobre a importância da vacinação, o secretário Alvaci destacou que “além do animal ficar imune à doença, o criador pode transitar com o rebanho, comercializá-lo livremente, participar de eventos como feiras e exposições”, ressaltou. 

Por Alex Gonçalves 
Tribuna

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu