O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (PSB), informou ao Tribuna, nesta terça-feira (01), o problema que ocasionou a suspensão de dois ônibus escolares do município que transportam estudantes universitários e, alguns alunos de escolas de ensino privado a Cajazeiras.

Segundo o prefeito, dois ônibus foram impedidos de transportar os estudantes depois que foram interditados em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por excesso de passageiros e devido os condutores, dos veículos, não estarem capacitados para dirigir os transportes e se recusaram a realizar o curso de aperfeiçoamento que a lei determina. O prefeito informou que os motoristas que são efetivos, preenchem quase todos os requisitos faltando apenas esse curso de qualificação exigido pelo CONTRAN, órgão que normatiza o CTB.

A Secretaria de Educação do Município substituiu os dois motoristas e contratou dois profissionais que preenchem os requisitos, mas a PRF determinou que os dois ônibus passem por vistorias.

O setor de transporte da Prefeitura foi ao DETRAN onde solicitou uma vistoria nos veículos, mas o órgão alegou falta de agendamento e que só iria realizar as vistorias com determinação do Ministério Público. O prefeito ainda informou que a Prefeitura já realizou algumas audiências com o MP e tanto o município como a justiça procuram uma solução rápida para o caso.

Já o DETRAN, órgão delegado pelo CONTRAN,  informou que aguarda a determinação do órgão judiciário para realizar as vistorias. Enquanto isso, os dois veículos estão impossibilitados de se deslocarem por força de lei.

Chico Mendes também disse que, de acordo com a lei, o município não está obrigado a investir em estudantes universitários, mas que é sensível ao problema  e está tratando o caso com atenção. Ele argumentou que a obrigação do governo municipal é com o ensino básico o qual tem recebido atenção especial por parte do seu governo. 

Aumento da frota- Chico Mendes anunciou que em breve a Prefeitura vai adquirir mais um ônibus escolar para reforçar a frota de veículos para a educacão. 

Por Alex Gonçalves 
Tribuna
maio, 1°, 2018, àsa 16h37

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu