Este mês a Prefeitura de Monte Horebe  aderiu à Campanha Outubro Rosa, um movimento mundial para a conscientização sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, a respeito do assunto.

Na tarde desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Monte Horebe, por meio das secretarias de Ação Social e Saúde realizaram, no centro social da cidade,  mais um evento da campanha Outubro Rosa, mês em que se celebra a prevenção e conscientização, sobre o câncer de mama, com palestras para estimular a participação da população e falar a importância do diagnóstico precoce.

O evento contou com a palestra do Dr. Arthur Cartaxo [clínico geral da unidade], ainda houve exposição de dados  mostrando a estatística das causas no Brasil. Para esclarecer  ainda mais sobre o assunto, foi realizada uma roda de conversa e em seguida a enfermeira, Kerolayne Severo, mostrou a forma correta de se realizar o autoexame, com base em tudo que foi explanado pelo médico, durante  a palestra. 

De acordo com a secretária de Ação Social, Claudiana Alves, o evento serve para a prevenção e conscientização, sobre o câncer de mama. “O outubro Rosa é uma campanha mundial, para chamar a atenção das mulheres sobre a doença. Quanto mais cedo for diagnosticado e ter acesso ao tratamento maior a chance de cura”, falou.

No  encontro os palestrantes  abordaram temas, relacionados ao Câncer de mama, inovações” e a “Importância da Terapia Familiar para o paciente e sua família”. Centenas de pessoas participaram da reunião.

Segundo o prefeito, Marcos Eron (MDB), o evento foi importante para levantar questões sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. “Os dados sobre a mortalidade da doença são assustadores, aproximadamente 522 mil mulheres morrem ao ano, sendo 14 mil somente no Brasil. É necessário alertar a população e promover a conscientização sobre a importância de realizar mamografia”, disse.

A secretária de Saúde, Mayara Nogueira, disse que o importante é, na realidade, focar este assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial. Veja imagens do evento. 








Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu