Pelo menos 45.3% dos servidores da Prefeitura de Bom Jesus, sertão da Paraíba, são 'apadrinhados políticos' ou indicados para ocuparem função pública sem aprovação em concurso público. A lei garante que alguns cargos públicos sejam ocupados por pessoas sem concurso, mas em Bom Jesus o número de servidores que trabalham, sem aprovação em concurso, na Prefeitura chama atenção.

Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Bom Jesus terminou o ano de 2018 com 78 pessoas empregadas, todas por pura indicação política [comissionados e contratados por interesse público]. Ao todo a Prefeitura de Bom Jesus conta com 172 servidores, desse total apenas 94 são efetivos.


Outro fato que chama atenção é o aumento gradativo dos comissionados. Um levantamento feito pelo Tribuna resultou que em janeiro de 2018 o prefeito, Roberto Baima, havia nomeado cinco servidores para cargos de confiança e, até dezembro do mesmo ano o número de comissionados passou para 33.
Por mês a Prefeitura de Bom Jesus gasta, com servidores 'apadrinhados,' o valor de pelo menos R$ 196.4 Mil.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está fiscalizando as Prefeituras, paraibanas, quanto ao número abusivo de servidores nomeados sem concurso público. A justiça  vai obrigar os prefeitos a realizarem certames para preenchimento dos cargos de acordo com o que manda a lei da Constituição Federal de 1988, a qual torna obrigatório  o concurso público  com previsão expressa no art. 37, II, da Carta Magna.

Dado interessante- Com uma populacão de, aproximadamente, 2.567 habitantes Bom Jesus tem um servidor público comissinado para, em média, 33 pessoas do município.

Redação
Tribuna10

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu