CEARÁ- Sobral e São Benedito devem ter voos diretos a partir da Capital até setembro, segundo informou, ontem (26), o secretário do Turismo, Arialdo Pinho. Na ocasião que celebrava o primeiro voo comercial regular do Aeroporto de Canoa Quebrada, em Aracati, o titular da Pasta informou que o Estado segue em negociações para viabilizar as operações de voos regionais ainda neste ano.

De acordo com o gerente de aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias (DER), o coronel Paulo Edson Ferreira, essas rotas serão operadas pela empresa de táxi aéreo TwoFlex, em parceria com a Gol Linhas Aéreas. "Com isso, será possível comprar uma passagem, por exemplo, de Crateús a Amsterdã (Holanda). A KLM opera o trecho de Amsterdã-Fortaleza e a TwoFlex, da Capital a Crateús", aponta. As empresas, até agora, não confirmaram as operações.

Outra questão passa pelo Aeroporto de Sobral, cuja pista é considerada pequena e que não pode ser ampliada devido a barreiras geográficas. O Governo já trabalha, inclusive, em um projeto para construir um novo terminal para a região. Segundo Arialdo, porém, a situação não impede a operação dos voos que estão sendo planejados - de fato, a frota da TwoFlex é composta por aeronaves menores, do modelo Cessna Caravan, com capacidade para transportar até 12 passageiros.

"Temos hoje uma política agressiva do Estado de fazer com que a gente possa operar os aeroportos regionais. Vamos trabalhar inclusive para atrair novos voos, com aeronaves menores, para outros aeroportos do interior do Ceará. Essa é a nossa estratégia daqui para frente", assegurou o governador Camilo Santana, destacando ainda os terminais de Crateús, Camocim e Iguatu. "Em breve, vamos anunciar uma política de voos regionais do Estado", prometeu.
 
Canoa Quebrada
Situado no litoral leste do Estado, o Aeroporto de Canoa Quebrada recebeu ontem o primeiro de três voos semanais regulares da Azul Linhas Aéreas vindos do Recife (PE), com escala em Mossoró (RN), às terças, quintas e domingos - além de dois voos extras solicitados para o Carnaval, um na sexta (1º de março) e outro na Quarta-Feira de Cinzas (6).

Segundo o secretário Arialdo Pinho, a operação de três frequências pela companhia foi uma imposição do Governo do Estado. Questionado se o investimento valeu a pena, o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, declarou que sim. "Além do interesse pela região, a redução do ICMS no combustível no Programa de Aviação Regional foi muito importante nesse momento", destacou Veras, ressaltando que a companhia estuda iniciar voos diretos do Recife à Canoa Quebrada, a depender da demanda.
Em novembro do ano passado, o Governo instituiu um incentivo às companhias aéreas que operam pelo menos três voos semanais com destino a três cidades do interior cearense (entre as quais Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Aracati). Elas terão direito à redução em 64% na base de cálculo para o ICMS incidente sobre o combustível de aviação.

Sem concessão
Parte da lista de ativos para a concessão à iniciativa privada, os terminais estaduais não devem sair das mãos do Governo tão cedo. Segundo Camilo Santana, a questão não é prioridade no momento. "O tempo dirá se (a concessão) será estratégia do Governo ou não. Só se houver um retorno positivo para o Estado".
SAIBA MAIS
Operações comerciais no Aeroporto
O Departamento de Rodovias do Estado (DER) ainda realizará a licitação para que estabelecimentos comerciais das áreas de alimentação e serviços turísticos possam atuar no Aeroporto de Canoa Quebrada.
Portões de embarque, Check in e sala vip
O terminal tem capacidade para oferecer até 10 guichês de check in por quatro companhias – hoje, há um tradicional e dois totens automáticos da Azul. Há dois portões de embarque e ainda uma sala VIP, com ar condicionado.
Equipe da companhia Azul em Aracati
Para coordenar a atuação da empresa no terminal de Canoa Quebrada, a Azul tem seis funcionários alocados na cidade de Aracati para realizar o processamento de passageiros e outras atividade da companhia no local.
Horários dos voos da azul em Aracati
Às terças e quintas, o voo parte do Recife (PE) às 12h45 e, após uma escala de meia hora em Mossoró (RN), pousa às 15h15 em Aracati. O retorno é direto para a capital pernambucana, com saída às 15h45 de Aracati e chegada às 17h10 no Recife. Aos domingos, o voo é direto, sem escalas.

Tribuna10
Via- Diário do Nordeste 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu