Paraíba- O governador João Azevêdo assinou, nesta quinta-feira (14), o protocolo de criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O ato ocorreu durante o Encontro dos Governadores do Nordeste, realizado em São Luís, na Capital do Maranhão. Na oportunidade, os gestores também definiram, por unanimidade, posicionamentos referentes à reforma da Previdência, desvinculação de receitas e Estatuto do Desarmamento que serão levados para a discussão no Fórum de Governadores do Brasil, no próximo dia 26.

Os gestores estaduais também decidiram estabelecer um sistema de rodízio na presidência do Consórcio Nordeste e escolheram o governador da Bahia, Rui Costa, para presidir o órgão em 2019. Eles ainda defenderam a preservação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Banco Nacional do Nordeste (BNB) que funcionam, segundo eles, como instrumentos fundamentais para a superação das desigualdades regionais.

Na ocasião, João Azevêdo afirmou que o Encontro foi uma oportunidade para discussões de temas importantes em nível nacional e de iniciar a operacionalização do Consórcio Nordeste. “Tivemos a oportunidade de formalizar e assinar o protocolo de criação do Consórcio Nordeste e nos posicionamos em relação à reforma da Previdência e itens que estão sendo colocados na pauta nacional; esse é o papel do Fórum que tomou decisões por unanimidade”, comentou.

O presidente do Consórcio Nordeste, governador Rui Costa, afirmou que o órgão será uma ferramenta que garantirá a eficiência da gestão pública. “Nós teremos um mecanismo para compartilhamento de ideias, de projetos, de apoios mútuos e de redução de custos para os Estados; esse é um modelo inovador e terá uma estrutura mínima porque o nosso foco é redução de gastos e geração de benefícios”, explicou.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, anfitrião do Encontro, considerou a reunião importante para o desenvolvimento regional e destacou a unidade entre os gestores da Região. “Esse foi um encontro bastante rico, bastante produtivo e todas essas posições foram tomadas por consenso, mostrando a identidade dos Estados do Nordeste”, ressaltou.

Carta dos Governadores do Nordeste – No documento, os gestores apontaram contrariedade às propostas de desvinculações de receitas – referente ao Pacto Federativo; à desconstitucionalização da Previdência Social e ao regime de capitalização; e as regras que ampliam a circulação de armas, mediante posse e porte de armas.

Tribuna
Via- assessoria

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu