Monte Horebe- O município de Monte Horebe celebrou, nessa quarta-feira (27), nas dependências do Clube Raimundo Martins, a 5ª Conferência de Saúde do município. O evento contou com a participação de autoridades locais e de saúde, além da comunidade. O prefeito Marcos Eron (MDB), destacou a importância da participação popular para elencar as diretrizes da saúde pública no município. Marcos  disse que, apesar da crise que o país atravessa, a saúde do município é prioridade da administração, pois dela dependem as pessoas mais humildes. “A gente sabe que a saúde no País é um caos, mas, no momento, me importa Monte Horebe. O que nós pudermos fazer por essa terra, pode ter certeza que o faremos," disse o prefeito.

A Secretária de Saúde, Mayara Nogueira, ressaltou que a Conferência significa a construção do processo de saúde para os próximos anos. “É nesse momento que contamos com a participação da comunidade, dos trabalhadores da saúde, para montar a estratégia para defendermos a saúde do nosso município, para construirmos, da forma mais adequada, com as sugestões dos usuários, dos nossos coordenadores dos nossos trabalhadores em saúde. 
 
Este ano, a conferência abordou o tema: "Democracia e Saúde: O principal objetivo do evento foi discutir e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, promovendo assim a melhoria da prestação de serviço à população em todo o País. Saúde como direito: Garantir que todas as pessoas utilizem o SUS como Sistema Único de Saúde em especial os que atuam em cargos públicos.

Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): Levar a história do SUS para as escolas, através de disciplina curricular. Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS): Garantia de que o repasse seja realizado aos municípios com penalidade caso não seja cumprido".

A conferência municipal abrange todos e tem a política municipal de saúde como referência dos debates, considerando as peculiaridades e a representação de todas as localidades. Lembrando que a Conferência Municipal é um evento que acontece a cada dois anos, e nas pré-conferências são escolhidos os delegados, que representam o poder público e a sociedade civil na elaboração das propostas para o Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual.

Na oportunidade o vereador, Valtiere Barreiro, representou o poder legislativo de Monte Horebe. O evento também contou com a presença de secretários municipais e servidores da saúde do município, além da populacão em geral. Veja imagens.











Por Alex Gonçalves
28/03/2019* às 08h36-Atualizado há 11 minutos 
Fotos- Assessoria 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu