O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e outros três governadores da Região Nordeste participaram, nesta terça-feira (9), de reunião com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e com o advogado-geral da União, André Mendonça, para iniciar as tratativas de conciliação para viabilizar o início da operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

O encontro, ocorrido na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, também contou com as presenças dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco); Camilo Santana (Ceará); e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); além de representantes da Consultoria-Geral da União (CGU/AGU).

De acordo com o chefe do Executivo da Paraíba, o encontro foi marcado pela criação de uma Câmara de Negociação que terá o objetivo de discutir e formalizar acordos necessários para a operacionalização do PISF. “Existe um conjunto de parâmetros que precisa ser discutido internamente pelo Ministério e pelos Estados; alguns pontos apresentam divergências, mas, tenho certeza de que a Câmara irá resolver as questões que são levantadas em relação à operacionalização do PISF”, ponderou.

João Azevêdo também fez uma avaliação positiva da reunião.  “Nós conseguimos avançar muito. A obra tende a ser concluída até o fim do ano e isso precisa estar estabelecido para que a relação contratual com os Estados possa estar claramente definida não só em relação a custo, mas, principalmente, ao modelo de operacionalização da transposição”, concluiu.

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, acompanhou o governador na reunião.

Tribuna
Via- Secom


Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu