Carrapateira, cidade localizada a aproximadamente 500 km de João Pessoa, carece de médicos. Para atender uma população de  2.631 habitantes, o município conta apenas com um profissional, o que resulta numa grande defasagem.

Carrapateira está muito longe da média nacional de médicos por habitantes, a média é de 1 médico para 470 habitantes, e isso acaba virando um grande problema. Pois, gera uma grande fila de espera, atendimento ruim e desgaste excessivo do profissional.
 
O levantamento feito pelo Tribuna usou como bases, dados  do IBGE e do CRM. No Brasil a média nacional é de 2,18 médicos para cada mil habitantes. A falta de médicos em Carrapateira acarreta em fluxos de pessoas enfermas para outras cidades vizinhas.

Desigualdade
Contudo, existem deficiências nas políticas públicas que geram maior concentração de médicos nas grandes cidades e no litoral, em especial nas áreas mais desenvolvidas, e nos serviços particulares em detrimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A manutenção desse problema, na avaliação das lideranças médicas, decorre da ausência de políticas públicas que estimulem a migração e a fixação dos profissionais nas áreas mais distantes dos grandes centros, de modo particular no interior da Paraíba.

Em síntese, mais da metade dos registros de médicos em atividade se concentra nas capitais, onde mora menos de um quarto da população do País. A razão das 27 capitais é de 5,07 médicos por mil habitantes. No interior, esse índice é 1,28, ou seja, 3,9 vezes menor.

Neste contexto, a cidade de Carrapateira se apresenta como a que tem o pior número de médicos por habitante na região polarizada por Cajazeiras. 

Por Tribuna
02/04/2019*às 09h20-Atualizada há 15 minutos 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu