O prefeito Chico Mendes inaugurou no final da tarde dessa segunda-feira, dia 1º de julho, a reforma e ampliação da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da cidade de São José de Piranhas. A unidade atende ainda a população de Monte Horebe e Carrapateira, sem pesar custos para esses municípios.

A solenidade aconteceu na sede da instituição, localizada na Rua José Cavalcanti da Silva, no bairro Dondon Palitot, que foi totalmente calçado recentemente, e reuniu autoridades, servidores da saúde e a população. Estiveram presentes o prefeito Chico Mendes, o vice-prefeito Júnior Brasileiro, o presidente da Câmara Municipal Celso Gonçalves, a coordenadora do Samu Sara Leite, o conselheiro do Coren-PB Ribamar Dantas, além de vereadores.

A secretária de saúde do município, Dra Ana Paula, está em Brasília participando do XXXV Congresso Nacional de Saúde e foi representada pela subsecretária Débora Rangel.
Conforme o prefeito Chico Mendes, as melhorias na sede do Samu vêm a somar com os investimentos feitos na saúde do município. Ele destacou o empenho dos profissionais de saúde e os esforços da gestão municipal para melhor o atendimento em todos os setores. Durante discurso, o prefeito ainda trouxe a boa notícia para a população do bairro Dondon Palitot que a prefeitura vai construir uma Unidade Básica de Saúde na localidade.

O representante do Coren-PB, Ribamar Dantas, parabenizou a gestão municipal por atender todos os requisitos necessários para o perfeito funcionamento da unidade do Samu. A coordenadora do Samu, Sara Leite, agradeceu o empenho do prefeito Chico Mendes e ressaltou a importância da instituição na cidade. Segundo ela, desde quando o órgão público começou a funcionar já atendeu mais de 6 mil ocorrências. Inclusive, um chamado ocorreu durante a solenidade, quando a equipe se deslocou para atender mais uma paciente vítima de desmaio.

O serviço de Atendimento Móvel de Urgência presta socorro médico e é acionado por uma chamada gratuita, feita para o telefone 192. O Samu funciona 24 horas por dia e conta com a colaboração de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Esses profissionais atendem a ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.


Por Alex Gonçalves, Tribuna10
Texto- Radar Sertanejo  
Fotos: Crispim Filho

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu