A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé realizou na manhã desta terça-feira (23), através da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação dos profissionais de Saúde para um melhor atendimento ao usar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A ferramenta, uma plataforma digital criada pelo Ministério da Saúde, possibilita o acompanhamento de todo o histórico do paciente e de como são investidas as verbas do SUS.

A capacitação, realizada na Câmara Municipal, ministrada pela Enfermeira Érica Emengarda, reuniu os profissionais: Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Dentistas, auxiliares de Consultório Dentário, equipe do NASF e Recepcionistas das UBS’s.

De acordo com a Enfermeira Érica Emengarda, o Prontuário Eletrônico do Cidadão melhora a qualidade do atendimento médico no município. “O PEC permite que os profissionais consultem o histórico do paciente, com informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde”, relatou.

Para o Prefeito Chico Pereira, o PEC é um avanço no município, “O PEC é um grande avanço para a Atenção Básica do nosso município, pois através desse prontuário eletrônico, o município tem qualidade da informação, sendo possível, de forma mais eficaz, fazer gestão da saúde”, ressaltou.
 

O PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS). Assim, o objetivo é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

De acordo com o Ministério de Saúde, entre os benefícios do sistema estão o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.

Tribuna10, Cajazeiras
Texto: Assessoria

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu