O Prefeito do município de Bom  Jesus, Roberto Bayma (PSD),  participou na manhã dessa quinta-feira (12),  na Câmara Municipal, do Orçamento Participativo (OP). O Prefeito acompanhado da equipe técnica das finanças do município (contadores), fez uma explanação sobre as ações que serão implantadas no ano de 2020.

O Orçamento Participativo   receberá da população propostas sobre obras e outras ações a serem desenvolvidas pela gestão municipal. Roberto  Bayma falou da importância do Orçamento Participativo, já que a sociedade participa indicando suas ações,  que  precisam estarem prontas para serem anexado ao Orçamento, que passará por aprovação da Câmara Municipal.

Estiveram presentes a Câmara Municipal todos os Secretários Municipais, funcionários e a sociedade civil organizada. Além dos Contadores e auxiliares técnicos. como também do Presidente da Câmara Ediney Pereira e demais vereadores.

Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Esses processos costumam contar com assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados".

No processo de Orçamento Participativo, o governo consulta a população, a partir de reuniões abertas à sociedade, sobre as suas demandas prioritárias e o que incluir na Lei Orçamentária Anual. Sob esse aspecto, a definição do orçamento tem sido um exercício de participação de toda a comunidade.

Por Alex Gonçalves, Tribuna10 
Fonte: Cancao Notícia

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu