No mês da campanha ‘Setembro Amarelo’, a deputada Drª Paula Francinete (PP) chamou à atenção dos colegas e da sociedade para a questão do suicídio, em pronunciamento feito, nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa da Paraíba . “Não precisa ser médico para salvar a vida de uma pessoa depressiva, mas é necessário saber identificar sinais emitidos por uma pessoa que caminha para o suicídio”, declarou a deputada.

Drª Paula acrescentou que é preciso entender o feedback de um paciente depressivo. “Essa pessoa nos dá sinais de que ela pode cometer o suicídio. Ninguém entre para o suicídio sem dar, ao menos, um sinal”, afirmou."

De acordo com a parlamentar, existem sinais de alerta, o que deve ser compreendido, como forma de capacitar uma pessoa a aprender como salvar uma vida. Os sinais são: Cansaço emocional, isolamento social, sono excessivo, distúrbio mental, depressão, ansiedade, abuso sexual, problemas sociais, baixa estima, bullying, tristeza constante e perda de energia.

A deputada lembrou, também, que, de acordo com as dicas profissionais, a pessoa dever ficar atento as seguintes frases: ‘Eu não sei para que continuar vivendo; acho que já vivi o suficiente; minha vida não tem importância; tenho certeza de que se eu morrer ninguém vai sentir minha falta; não sei porque nasci, tenho vontade de sumir, vou deixar vocês logo em paz, queria nunca mais acordar’.

Drª Paula falou, ainda, sobre a forma de como se comportar para ajudar uma pessoa depressiva, conforme recomenda as regras básicas sobre o assunto: “Escute atentamente, sem julgamento; incentive a buscar ajuda profissional; procure apoiar o tratamento”.

Por fim, a parlamentar informou os locais de busca de ajuda: Serviço de Saúde (CAPs); Unidades de Saúde; Serviço de Emergências; SAMU; e Centro de Valorização da Vida, por meio do fone 180.
 
Campanha – Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Por Tribuna10, redação em Cajazeiras 
Com assessoria 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu