A deputada Drª Paula Francinete (PP), por meio de requerimento, externa o amor e carinho que nutre por São José de Piranhas – sua terra natal. No documento, a parlamentar requer ‘MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO’ ao povo da cidade, pelos 134 anos de emancipação política e administrativa do Município, data que transcorre nesta terça-feira (24). O requerimento foi apresentado no último dia 6 de setembro, na Assembleia Legislativa da Paraíba, e aprovado na sessão do dia 10, do mesmo mês.

Ainda no requerimento, a deputada Drª Paula solicita ao presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (PPS), que a propositura seja encaminhada ao senhor Francisco Mendes Campos, prefeito Municipal, e ao vereador Damião Celso de Oliveira Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores.

Na justificativa, Drª Paula lembra que a “a querida Jatobá” estará em festa, pelos 134 anos da conquista de sua independência política e administrativa. A parlamentar explica, no requerimento, que a história teve início em 1809, quando os primeiros povoadores começaram a se instalar na região, localizada na margem direita do Rio Piranhas, recebendo, originalmente, o nome de “São José de Piranhas de Cima”, denominação que traz uma homenagem ao padroeiro da cidade.

A deputada lembra, também, que na década de 1930 a construção do Açude do Boqueirão obrigou a sede do município a se transferir para o Sítio Jatobá a 12 Km da então Vila de São José de Piranhas.” Há registros de que nessa época a Vila já contava com três máquinas de beneficiamento do algodão. Com a transferência, a nova sede inaugurada em 1937 recebeu o nome do sítio onde estavam essas terras. Jatobá tinha como padroeiro São Sebastião e não mais São José. Já em 1952, pela lei n° 800, voltou a ter o nome original”, historiou a deputada.

“Meu propósito é que cheguem de forma pública ao seu povo, que destemidamente constrói sua história, minha saudação e meu abraço fraterno pela comemoração, traduzido na reprodução de estrofe do nosso Hino Municipal que mostra a minha paixão e minha saudade dessa terra amada”, declarou a deputada, acrescentando a referida estrofe: “É da Paraíba, nasceu na extrema ; Seu nome é um poema, seu nome é o primeiro; Princesa dos montes por nós estimada; Estrela dourada no céu brasileiro”.

Por Tribuna10, redação em Cajazeiras
Via-Assessoria

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu