Alex Gonçalves 
Do Tribuna10, em Cajazeiras 
28/10/2019  🕔 às 16:44

Os comerciantes de Cajazeiras  já têm um dia para chamar de seu. Foi sancionado o Projeto de Lei Ordinária nº 2359/2013, do vereador,  Eriberto Maciel (PP) que institui 16 de  julho como o Dia do Comércio no calendário oficial do município. Esta data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços.

O autor do projeto explica que o objetivo da lei é reconhecer a importância dessa base econômica e, ao mesmo tempo, homenagear  os que dela fazem parte em Cajazeiras, cidade considerada polo no comércio na região.  “O nosso comércio é responsável por grande parte dos empregos gerados na cidade e região tornando os comerciantes agentes importantes no fomento da economia local.

Ao passo que amplio essa homenagem à CDL que sempre esteve participando ativamente junto ao Poder Público e demais segmentos da economia na resolução de problemas pertinentes ao comércio. Então é uma justa homenagem”, explica Eriberto.
 
Origem do Dia do Comerciante
O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de, José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.
Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu