Do Tribuna10, em Cajazeiras 
06/11/2019  às 21h33
Assessoria
A prefeitura de Monte Horebe, através das secretarias de agricultura e infraestrutura, iniciou mais um programa de apoio aos agricultores do município, desta vez com foco na recuperação e estruturação de pequenos açudes e reservatórios. A prefeitura e os agricultores querem estar preparados para as chuvas que podem cair ainda em dezembro de 2019 e entre janeiro e junho de 2020.

Como a precipitação de chuvas é normalmente muito limitada na região, a ideia é armazenar o máximo e desperdiçar o mínimo possível. Em sintonia com outros programas que buscam instrumentalizar os agricultores para o aproveitamento máximo da água, a construção e recuperação de pequenos açudes é a base de um trabalho que pode ampliar os benefícios para os agricultores e suas famílias.

Para o prefeito Marcos Eron, “o ideal é que cada palmo de terra que ofereça condições topográficas para acondicionar água seja preparado com este objetivo. Infelizmente os recursos são limitados, mas os agricultores estão tendo todo apoio que a prefeitura pode dispor. São tratores e escavadeiras operadas por técnicos experientes que conseguem fazer em poucas horas o que dez homens levariam semanas ou meses para fazer. Muitas famílias já foram atendidas e continuaremos com este trabalho enquanto houver condições climáticas”, garante o prefeito.

Para participar do programa e receber o benefício, qualquer agricultor do município, que tenha frações de terra com condições de serem trabalhadas e adequadas para o armazenamento de água, pode procurar a prefeitura e solicitar a parceria. Diá Dantas, agricultor que tem a sua terra no sítio Chapada, destaca a importância desse apoio da prefeitura: “em anos anteriores eu cheguei a pagar em torno de 3 mil reais por um serviço que nem se compara com este que está sendo realizado gratuitamente pela prefeitura. Agradeço muito e espero que a chuva venha logo, porque agora estou preparado”, destaca, com entusiasmo, o agricultor.

Valmir Rodrigues, do Sítio Cavalo , esperava há muito tempo por uma oportunidade que pudesse lhe garantir o direito de plantar com o mínimo de segurança hídrica. “quando a gente tem água a gente pode trabalhar e garantir que o fruto vai vingar. Se tem mais água, plantamos mais, se tem menos plantamos menos, mas se não tem um açudezinho pra garantir é muito fácil perder tudo quando a chuva não vem na hora que a planta precisa. Por isso essas máquinas são uma bênção. Espero que a chuva chegue logo e encha o meu açude”, afirma o agricultor.
Máquina no trabalho de construção de açudes em Monte Horebe (Foto: assessoria)
 

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu