Por Alex Gonçalves 
Do Tribuna10, em Cajazeiras 
12/02/2020  às 09h11
Via-Click PB 


O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (11), em Brasília, da primeira reunião deste ano do Fórum dos Governadores do Nordeste. O encontro ocorreu no escritório do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) na Capital Federal, inaugurado ontem, em evento prestigiado por parlamentares, embaixadores e investidores.

Na oportunidade, os gestores discutiram temas relacionados aos sistemas de distribuição de gás e saneamento básico, além da pauta da viagem à Espanha, que está prevista para ocorrer no mês de março.

 “O Consórcio, agora de forma consolidada, tem um espaço para reuniões e para acompanhar os pleitos dos nove governadores da Região em Brasília. O espaço ficou extraordinário e vamos ter um local de apoio importante para continuar trabalhando, visando o fortalecimento do Nordeste”, observou o governador João Azevêdo.

Ele também destacou a importância do Consórcio Nordeste para a busca de soluções voltadas ao desenvolvimento do Brasil.
“Hoje, em Brasília, tivemos em todas as reuniões, a demonstração clara de que a representatividade do Consórcio se consolida cada vez mais. Um exemplo disso foi a reunião que tivemos com o presidente do STF, Dias Toffoli, em que encaminhamos propostas que saíram do Consórcio Nordeste para solucionar o problema dos royalties de petróleo, que está há anos sem solução, bem como do Salário-Educação. Nós queremos ser para todas as regiões exemplo de unidade, que é nossa marca maior, e eu espero que essa construção, seja feita não só pelos nove governadores do Nordeste, mas por todos aqueles que acreditam em um Brasil melhor, visando à inclusão social”, pontuou.

O Consórcio Nordeste atua em áreas como o desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio ambiente, articulação política e jurídico-institucional, desenvolvimento social, ciência, tecnologia e inovação, segurança pública e administração penitenciária, desenvolvimento da gestão e comunicação pública e estatal para atender mais de 57,1 milhões de habitantes, responsáveis por 14,3% do PIB do Brasil.

No ano passado, os governadores do Nordeste realizaram a primeira missão internacional do Consórcio na França, Alemanha e Itália, oportunidade em que apresentaram os potenciais econômicos da região e viabilizaram novas agendas de trabalho com investidores europeus.


Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu