As equipes são formadas por dez profissionais da saúde (foto: assessoria)
Por Alex Gonçalves 
Do Tribuna10, Redação
25/03/2020  às 06h59-Atualizado há 14 minutos  

A Prefeitura do Barro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um Plano estratégico de Contingência para o enfrentamento ao novo Coronavírus. No plano que contem várias medidas adotadas e vem gerando ótimos resultados, está a fiscalização e orientação feitas por equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Segundo a fisioterapeuta, Ruth Nascimento, 
as equipes são formadas por dez profissionais da saúde e compostas por Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Educadores Físicos, Psicólogos e Nutricionistas, os quais realizam  o trabalho de  vigilância em   localidades ou residências que forem solicitadas e, ou denunciadas através o Disk Saúde. O trabalho é realizado em todo o território do Barro. 

Segundo Ruth, a identificação de pessoas recém chegadas ao Barro está sendo rigorosa, nesse caso  as equipes passam orientações como,  ficar em restrição domiciliar durante 14 dias, evitar contato total e seguir a higienização  correta  de acordo com   a recomendação do Ministério da Saúde (MS).
Ainda segundo a fisioterapeuta, as equipes também estão fiscalizando rigorosamente os estabelecimentos comerciais ou àqueles passivos de aglomerações de pessoas. As equipes contam com o apoio da Polícia Militar.  

Para ajudar a população do  Barro no combate ao Covid-19, a secretaria de Saúde disponibiliza dois números de telefone  para possíveis denúncias ao descumprimento das regras vigentes( Decreto n° 33.519, 19 de Março de 2020). As ligações podem ser feitas  através do 190 ou do Disk Saúde (88) 9 9800-5900.
 
Na noite dessa terça-feira (24) a secretária de Saúde, Mara Christina parabenizou todos os profissionais da saúde pelo empenho incansável no combate à pandemia.

Já o prefeito, Dr. Marquinélio, disse reconhecer o esforço de todos os envolvidos nessa batalha para combater o covid 19, principalmente os profissionais da saúde, os quais  estão na linha de frente para ajudar a população do Barro nesse momento difícil.

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu