Do Tribuna10
Alex Gonçalves- DRT: 4240 PB
Opinião
Atualizada em 10/04/2020  às 13h54 

Espatifado
A  oposição do Barro enfrenta duros golpes na política da cidade. Depois de estremecimento entre o ex-deputado Antonio Tavares e o médico, George Feitosa, o racha entre os dois foi inevitável. Agora, com a divisão, a oposição briga entre si. 

Em busca de um vice
Depois que perdeu o apoio do ex-deputado,  Antonio Tavares, a quem tinha como amigão do peito, o médico e pré-candidato da oposição do Barro pelo MDB, Dr. George Feitosa, anda à procura de um vice para sua chapa.  O nome do seu aliado, Wenes da Iara,  pode se repetir, só que pouco soma.

Jogada de mestre
O grupo Alves, no Barro, mantém sua força política e com capacidade de decidir uma eleição para o executivo municipal,  isso é inegável. Uma das principais lideranças do grupo Alves, a presidente da Câmara, Vanda, engrossou as fileiras do PSD, partido do prefeito, Dr. Marquinélio.  A filiação de Vanda ao PSD mostra que  o grupo Alves, que tem as referências   do empresário, Joaquim Alves e do ex-prefeito, Janildo Alves, estão unidos com o  grupo governista visando à eleição deste ano.

Fim melancólico de um coronel
O ex-deputado, Antonio Tavares, pode chegar ao fim da sua carreira política melancolicamente.  Conhecido como coronel do Barro, a sua história  pode não ter um final feliz na política barrense.
 
Rompido com o grupo de, Dr. George Feitosa, ele [Antonio Tavares] procura sobreviver politicamente, para tanto, está à procura de um nome que possa salvar seu partido, o PSDB, nas eleições deste ano. Quiçá  não encontre ninguém que queira disputar  à Prefeitura pelo seu grupo. Seria o fim melancólico de uma carreira política sem muita expressão.

João Ricardo e o PDT
A oposição do Barro tentou jogar panos frios na base do grupo governista. Em matéria veiculada, em um site local, uma informação trouxe à tona que o grupo do Dr. João Ricardo Feitosa teria rompido com a ala do prefeito Dr. Marquinélio.
 
A  matéria foi desmentida, em nota oficial publicada no Tribuna10, pelo atual vice-prefeito, irmão de Dr. João Ricardo e presidente do PDT local, Vanderval Feitosa. Segundo a nota,  grupo está unido para as disputas das eleições de  outubro.

Destaque no Ceará
Embora o Ceará seja um dos estados que mais se acentuou em casos de mortes por coronavírus, o município do Barro, no interior do estado, tem sido referência no  combate à pandemia. Até a publicação desta matéria, nenhum caso foi registrado no município, graças às  medidas  que a Prefeitura, por meio da secretaria de saúde vem adotando no enfrentamento  ao problema.

Para baixo
Quem  mais vem enfrentando baixas na política do Barro é o grupo do pré-candidato a prefeito pelo MDB, Dr. George Feitosa. Na vida pública a frase que diz: “política é a arte de somar” parece que anda longe do grupo de Feitosa para as eleições de outubro.

Há pouco mais de dois  meses, o grupo dava como certo o apoio do PT do Barro, porém a negativa foi taxativa. Bem mais para cá o vereador, Dundum, um dos vereadores mais combativos do grupo de oposição na Câmara, entregou a liderança da oposição no legislativo e,  há poucos dias, o grupo de George divergiu com o ex-deputado Antonio Tavares e perdeu centenas de aliados.
 
Faltando poucos meses para as eleições,  o grupo dos  “Feitosas”  anda meio abalado e vem perdendo aliados.

Crescimento político
A vereadora e presidente da Câmara Municipal do Barro, Vanda (PSD), foi um dos  nomes que mais cresceu politicamente nesta legislatura. A sua habilidade no comando do legislativo municipal  vem sendo motivo de elogios por parte de toda a populacão barrense.
 
A filiação de Vanda ao PSD, partido do prefeito Dr. Marquinélio,  foi bastante comemorada e deixa a sigla ainda mais forte. Há quem diga que Vanda tem porte político para  disputar voos mais altos no município do Barro. Em 2017 a vereadora assumiu a Prefeitura por, pelo menos, três  meses.

É na crise que os bons gestores se destacam
Em tempos de crise não é fácil administrar. Nesse período de pandemia muitas Prefeituras brasileiras colocaram à prova o trabalho de seus gestores. Alguns foram à lona, outros estão conseguindo virar a crise com habilidade adminstrativa.
 
Na cidade do Barro, por exemplo, o prefeito, Dr. Marquinélio Tavares (PSD) vem dando um exemplo de como se deve administrar um município em período sombrio.
 
Suas ações, principalmente as realizadas pela secretaria de saúde contra o covid-19, vem sendo referência no Ceará. O prefeito sairá da crise muito mais forte, por ter mostrado que é na crise que os bons  gestores se destacam.

Leia neste portal, todas as sextas-feiras, a coluna do jornalista Alex Gonçalves sobre a política  do Barro. 
Críticas e sugestões: (83) 9 93009687-Email: blogdoalexgoncalves@hotmail.com  

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu