Profissionais do hospital do Barro em treinamento (Foto: Assessoria)
Por Alex Gonçalves 
Do Tribuna10, redação 
Em 24/04/2020  às 07h36-Atualizada há 12 minutos

A secretaria de Saúde do Barro realizou esta semana um treinamento sobre técnicas de utilização do aparelho de ventilação mecânica para os profissionais de saúde que atuam no  hospital municipal, Santo Antonio.

A capacitação foi ministrada por especialistas no assunto e aconteceu no hospital geral de Brejo Santo.  O treinamento reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem. A respiração mecânica é um procedimento que busca ajudar ou substituir a respiração normal.

A ventilação mecânica pode evitar significativamente a piora do quadro clínico e até salvar vidas e o manuseio do equipamento é um dos fundamentos básicos de um fisioterapeuta e, por isso, é importante fazer este tipo de reciclagem.
 

A capacitação abordou técnicas de avaliação do paciente; a ventilação não invasiva; as indicações; as fases da ventilação; os parâmetros iniciais; os efeitos adversos; o simulador; a aula prática entre outros.

A ventilação mecânica apenas presta assistência à respiração e deve ser mantida enquanto durar a deficiência. As indicações mais comuns se dão em casos de lesão pulmonar aguda, asma grave, doença pulmonar, sinais físicos que demonstrem dificuldade respiratória, insuficiência cardíaca e algumas doenças neurológicas.

A secretária, Mara Crhistina, ressaltou que a capacitação faz parte de um cronograma de ações da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Saúde para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

“É de extrema importância todos da equipe estarem aptos a reconhecer as diferentes situações onde há necessidade do uso do equipamento, de modo a oferecer tratamento adequado a cada uma das situações, reduzindo o desconforto respiratório e permitindo a sua aplicação específica”, reforçou ela. 




Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu